Sunday, September 03, 2006


Roberto Brenner promove união entre música e poesia


ALLYSON DE SOUSA
(tribuna de Anápolis)
Três gerações de poetas anapolinos, reunidas pe­la capacidade de pene­tração do patrimônio melódico brasileiro. Este foi o resultado do trabalho do cantor e produ­tor musical Roberto Brenner, que musicou poemas de 11 es­critores da cidade no CD Ver­sos e Canções. Em cerca de 60 anos de história literária, o te­ma lírico-amoroso foi o ator principal nessa fusão com rit­mos variados e escolhidos de acordo com a sugestão que ca­da poema apresentava.

Em pouco menos de um ano de lançamento Versos e Canções já percorreu quatro países (Cuba, Portugal, Espa­nha e Suíça), em programas de intercâmbio destes países com a comunidade sul-americana.
Dentro das fronteiras do muni­cípio, o sucesso tem sido o mes­mo. Já são 50 shows feitos em escolas, faculdades e clubes.

Nas apresentações a qualidade dos versos que saíram das páginas amareladas dos livros para virar letras de músicas causa surpresa, qualquer que seja o público. "As pessoas con­seguem perceber as diferenças entre cada poeta, em termos de estilos e dos tempos que cada um fixa em sua obra", diz. A consciência de que se trata de autores locais aumenta ainda mais a estupefação. "Elas (as pessoas) custam a acreditar que os números que apresentamos são versões musicadas de poetas anapolinos", salienta.

Os trabalhos de pesquisa de material, elaboração de me­lodias e gravação em estúdio ­realizados junto ao musicista e arranjador Giovani Tronconi ­levaram um ano para ser con­cluídos. Para Brenner, a parte mais difícil do trabalho foi selecionar os poemas, devido a riqueza e extensão da obra· de alguns autores, alguns deles com dez livros publicados a longo de carreiras que se e­stendem por até cinco décadas de produção ininterrupta. "Ter de restringir todo esse acervo literário a um só exemplo de cada autor foi uma tarefa dificílima", relata.

O processo de seleção do material que serviu de base para a elaboração das can­ções passou por considera­ções que levaram em conta critérios como extensão, es­trutura e musicalidade, tanto do texto como um todo quan­to das palavras. "Tomamos cuidado de ter escolhido poe­mas que facilitassem uma apreensão fácil pelo ouvido”, comenta o artista. Os gêneros musicais utilizados para ver­ter os poemas em canções são os mais variados, e vão da Bossa Nova com retoques de samba ao fado português, passando pelo merengue.

No comments:

About Me

Natural de Anápolis, formado em Direito, Ciências Sociais. Lecionou em vários colégios da cidade, mas foi na arte que encontrou um sentido maior. No teatro dirigiu vários trabalhos, destacando-se as peças “Favela” e “Além do Apartheid”.Na música atua como cantor e compositor, gravou vários CD’s, dentre eles destacam-se:“Você” (pop romântico) “Minha Cidade” (sobre Anápolis) “Canções de Maria & Canções de Paz” (Religiosidade e Paz) “Hinos e Jingles” (Entidades Beneficentes e Rádios de nossa cidade” “ Versos & Canções” (Musicalização de poemas p/ a ULA) “ Anápolis minha cidade – 2ª edição” “ Criança que canta é criança feliz.” – com participação total de corais infantis. - “Retrato de Cora”, totalmente inspirado na grande poetisa goiana Cora Coralina. Na literatura:Antologia em Verso e Prosa - ULA- participação com várias poesias Simplesmente Poesia - (com mais de 100 poesias) em editoração. Antologia Centenário de Anápolis - convidado para participar (a ser editado)No cinema:Escreveu dois roteiros para cinema ainda não filmados: -O Vale dos feitiços - longa metragem -O Século de Ana - média metragem Duplo Milagre (Já nos cinemas) - Participação como ator convidado

O nosso lugar

Seja sempre Bem Vindo