Roberto Brenner promove união entre música e poesia
ALLYSON DE SOUSA
(tribuna de Anápolis)
Três gerações de poetas anapolinos, reunidas pela capacidade de penetração do patrimônio melódico brasileiro. Este foi o resultado do trabalho do cantor e produtor musical Roberto Brenner, que musicou poemas de 11 escritores da cidade no CD Versos e Canções. Em cerca de 60 anos de história literária, o tema lírico-amoroso foi o ator principal nessa fusão com ritmos variados e escolhidos de acordo com a sugestão que cada poema apresentava.
Em pouco menos de um ano de lançamento Versos e Canções já percorreu quatro países (Cuba, Portugal, Espanha e Suíça), em programas de intercâmbio destes países com a comunidade sul-americana.
Dentro das fronteiras do município, o sucesso tem sido o mesmo. Já são 50 shows feitos em escolas, faculdades e clubes.
Nas apresentações a qualidade dos versos que saíram das páginas amareladas dos livros para virar letras de músicas causa surpresa, qualquer que seja o público. "As pessoas conseguem perceber as diferenças entre cada poeta, em termos de estilos e dos tempos que cada um fixa em sua obra", diz. A consciência de que se trata de autores locais aumenta ainda mais a estupefação. "Elas (as pessoas) custam a acreditar que os números que apresentamos são versões musicadas de poetas anapolinos", salienta.
Os trabalhos de pesquisa de material, elaboração de melodias e gravação em estúdio realizados junto ao musicista e arranjador Giovani Tronconi levaram um ano para ser concluídos. Para Brenner, a parte mais difícil do trabalho foi selecionar os poemas, devido a riqueza e extensão da obra· de alguns autores, alguns deles com dez livros publicados a longo de carreiras que se estendem por até cinco décadas de produção ininterrupta. "Ter de restringir todo esse acervo literário a um só exemplo de cada autor foi uma tarefa dificílima", relata.
O processo de seleção do material que serviu de base para a elaboração das canções passou por considerações que levaram em conta critérios como extensão, estrutura e musicalidade, tanto do texto como um todo quanto das palavras. "Tomamos cuidado de ter escolhido poemas que facilitassem uma apreensão fácil pelo ouvido”, comenta o artista. Os gêneros musicais utilizados para verter os poemas em canções são os mais variados, e vão da Bossa Nova com retoques de samba ao fado português, passando pelo merengue.
Sunday, September 03, 2006
Postado por Roberto Brenner às 6:03 PM
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
About Me
- Roberto Brenner
- Natural de Anápolis, formado em Direito, Ciências Sociais. Lecionou em vários colégios da cidade, mas foi na arte que encontrou um sentido maior. No teatro dirigiu vários trabalhos, destacando-se as peças “Favela” e “Além do Apartheid”.Na música atua como cantor e compositor, gravou vários CD’s, dentre eles destacam-se:“Você” (pop romântico) “Minha Cidade” (sobre Anápolis) “Canções de Maria & Canções de Paz” (Religiosidade e Paz) “Hinos e Jingles” (Entidades Beneficentes e Rádios de nossa cidade” “ Versos & Canções” (Musicalização de poemas p/ a ULA) “ Anápolis minha cidade – 2ª edição” “ Criança que canta é criança feliz.” – com participação total de corais infantis. - “Retrato de Cora”, totalmente inspirado na grande poetisa goiana Cora Coralina. Na literatura:Antologia em Verso e Prosa - ULA- participação com várias poesias Simplesmente Poesia - (com mais de 100 poesias) em editoração. Antologia Centenário de Anápolis - convidado para participar (a ser editado)No cinema:Escreveu dois roteiros para cinema ainda não filmados: -O Vale dos feitiços - longa metragem -O Século de Ana - média metragem Duplo Milagre (Já nos cinemas) - Participação como ator convidado
O nosso lugar
Seja sempre Bem Vindo
No comments:
Post a Comment